terça-feira, 3 de abril de 2012

Ferreira Aragão é empossado vice-presidente do Consesp






A nova diretoria do Conselho Estadual de Segurança Pública - Consesptomou posse na tarde desta segunda-feira (02/04), no Plenário 13 de Maio, durante sessão solene requerida pelo deputado Ferreira Aragão (PDT), representante da Assembleia Legislativa no Conselho. O parlamentar assumiu hoje, a vice-presidente do Consesp, que tem como novo presidente o defensor público Alfredo Homsi, como 1ª secretario o promotor de justiça Joathan de Castro Machado e como diretora financeira a vereadora de Fortaleza Fátima Melo (PTN).
Na ocasião, Ferreira ressaltou que é importante a sociedade cearense "ficar inteirada da importância do Consesp e da nova diretoria". O Conselho é um órgão colegiado, vinculado diretamente ao gabinete do governador, com autonomia administrativa e dotação orçamentária própria. 

O Consesp possui funções consultivas e fiscalizadoras em matéria de segurança pública, encarregando-se de denunciar e exigir a apuração dos casos que impliquem a violação dos direitos individuais e coletivos. Também tem a missão de ser mediador entre o Poder Público e a população na legitimação de políticas públicas que atendam aos anseios do cidadão em matéria de segurança pública.

A certificação da nova diretoria foi conduzida pelo presidente em exercício do Consesp e delegado adjunto da Superintendência da Polícia Civil, Nival Freire. "Desejo a todos uma ótima gestão e que possa contribuir ao trabalho da Secretaria de Segurança Pública. O Conselho continuará dando uma grande contribuição ao Estado. Nós temos a obrigação constitucional de zelar pela segurança de todos os cidadãos do Ceará", enfatizou Nival. 

Durante a posse, o novo presidente Alfredo Homsi, pontuou os desafios da segurança pública no País, como o aumento das taxas de criminalidade; a sensação de insegurança; a degradação do espaço público; a superlotação nos presídios, com fugas e rebeliões; e a morosidade judicial. "A participação social é imprescindível para que haja mudanças. Precisamos discutir o papel da sociedade como co-gestora das políticas de segurança pública", considerou.

Participaram da solenidade o deputado Manoel Duca (PRB), o secretário adjunto da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, Coronel João Vasconcelos Sousa; a defensora pública Andrea Maria Alves Coelho; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal do Ceará, Marco Antônio Maia; e o superintendente da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Rommel de Almeida e Silva. 
 
 
Fonte: Ascom - ALCE

Nenhum comentário:

Postar um comentário