domingo, 20 de outubro de 2013

Agenor Neto é empossado Vice Presidente do PMDB no Estado do Ceará

pmdb iguatu

Uma grande presença de parlamentares, integrantes e simpatizantes do PMDB movimenta o município de Iguatu, a 380 quilômetros de Fortaleza, na manhã deste sábado (19), durante o PMDB Itinerante. O evento reúne populações de cinco regiões do Estado e discutirá questões relacionadas à seca e ao desenvolvimento socioeconômico do Ceará.

O ex-prefeito de Iguatu, Agenor Neto, será empossado na vice-presidência estadual do partido, em solenidade presidida pelo presidente estadual do PMDB, o senador Eunício Oliveira.

Blog do Eliomar

Portuguesa X Flamengo jogam no Castelão, em Fortaleza, no dia 27/10.


O confronto diante da Portuguesa, no próximo dia 27, às 16h, pela 31 rodada do Campeonato Brasileiro ocorrerá na Arena Castelão, no Ceará, a pedido da Lusa. Segundo consta no site da CBF, a alteração da partida se dá pela “expectativa de resultado financeiro para o solicitante”. A entidade informa ainda que houve a concordância das federações paulista e cearense.
A partida do turno da competição quando o Flamengo foi o mandante, o confronto ocorreu no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. No caso, o Rubro-Negro havia feito um pacote com o Governo da Capital Federal para mandar algumas partidas no estádio, já que na época, ainda não havia fechado um acordo com o Maracanã.

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Tauá terá fábrica de calçados da Nike

A fábrica de calçados Aniger, que já possui uma unidade de produção no município cearense de Quixeramobim, com cerca de 3.500 funcionários, de onde saem diariamente 26 mil peças de marcas conhecidas mundialmente como Nike, Quiksilver, além das marcas próprias Miezko, Okean, Petit Jolie e Zenska, confirmou a inauguração da mais uma base no Estado, desta vez em Tauá, no Sertão dos Inhamuns.

O anuncio do novo empreendimento foi feito pelo presidente do Conselho Estadual do Desenvolvimento Econômico, Alexandre Pereira. De acordo com ele, a previsão do aumento das vendas de produtos esportivos nos próximos meses, impulsionado pela Copa do Mundo em 2014, fez com que a empresa se interessasse em investir mais de R$ 40milhões na nova  fábrica, que deverá empregar até 950 funcionários.


Neto Nunes é condenado novamente por desvio de recursos em Icó


O ex-prefeito de Icó e atual deputado estadual, Francisco Leite de Guimarães Nunes (Neto Nunes), foi condenado pela 25ª Vara da Justiça Federal no Ceará pelo desvio de R$ 98.380,80mil em recursos públicos destinados a construção de um sistema de abastecimento de água na localidade de Distrito das Pedrinhas.

De acordo com a acusação do Ministério Público Federal (MPF), o dinheiro, disponibilizado por meio de um convênio assinado em 2003 com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), nunca foi aplicado totalmente na obra, que também não foi entregue.

Um parecer técnico da Funasa afirmou que, apesar do recurso ter sido liberado, apenas 23% do projeto foi executado. As obras foram paralisadas e o cronograma dos trabalhos descumprido. Mesmo assim, o então prefeito teria assinado um documento declarando que a obra estava parcialmente concluída e cumprindo todas as normas e especificações.


PMDB ITINERANTE EM IGUATU NESTE SÁBADO


 
O senador Eunício Oliveira capitaneia, no sábado (19) na cidade de Iguatu, mais uma edição do PMDB Itinerante. O evento acontece a partir das 9 horas no Ginásio Aldinete Lima, na sede do Instituto Federal. (Rua Deoclécio Lima Verde s/n).

A expectativa é que mais de 3 mil pessoas participem do encontro que reunirá prefeitos e vice-prefeitos de várias cidades do Centro-Sul, Cariri, Inhamuns, Vale do Salgado, e Sertão Central, além de deputados estaduais, federais e vereadores de vários partidos políticos.
 
Na sétima edição do evento em 2013, o presidente estadual do partido, senador Eunício, apresenta em Iguatu, as metas da sigla no biênio 2013-2014. Durante à solenidade Eunício empossará o ex-prefeito Agenor Neto na vice-presidência da executiva estadual do PMDB cearense.
 
No Itinerante de Iguatu serão debatidos, também com a população, as principais demandas da cidade e da região, em especial, ações de convivência com a seca e de desenvolvimento socioeconômico do Estado. “O PMDB Itinerante é aberto ao público, inclusive para pessoas não filiadas à Sigla. É muito importante a participação da população”, confirma Eunício.

Fonte. Sobral de Prima.

Ministério Público questiona salários abaixo do mínimo em Saboeiro

O Ministério Público do Estado do Ceará, através do promotor de Justiça Aureliano Rebouças Júnior, ajuizou no último dia 9 ação civil pública sobre o pagamento mínimo mensal dos servidores públicos de Saboeiro. O MP requer que seja assegurado aos servidores públicos do Poder Executivo do Município o direito de receberem remuneração total não inferior ao salário mínimo nacional vigente, independentemente da jornada de trabalho a que estejam eventualmente submetidos, sob pena de multa diária.

Na ação, de acordo o MP, existem vários servidores públicos de Saboeiro recebendo remuneração inferior a um salário mínimo. O órgão entende que esse fato contraria a Constituição Federal, “pois o direito ao salário mínimo, que é de natureza alimentar, constitui direito fundamental de significado especial para a própria dignidade da pessoa humana”.

Segundo Kátia Francilza, procuradora-geral de Saboeiro, a ação se refere a aproximadamente 50 servidores públicos. Os funcionários, concursados para as vagas de vigia, recepcionista, agente administrativo e auxiliar de serviços gerais, tomaram posse no dia 4 de junho e trabalhariam meio período, o que, de acordo com ela, justificaria o salário proporcional. Segundo a procuradora-geral, a prefeitura foi notificada ontem e tem até o dia 21 para se manifestar oficialmente.

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Presos abrem buraco na parede e fogem de delegacia improvisada em uma casa em Iguatu

A fuga aconteceu no mesmo dia em que o secretário de segurança do Estado visita a cidade

Os homens abriram um buraco na parede da delegacia improvisada e fugiram na madrugada. Fotos: Fábio Martins/Blog Polícia e Ação

2 homens e 1 adolescente fugiram na madrugada desta quinta-feira (17) da Delegacia Regional de Iguatu, a 380 km de Fortaleza. Eles abriram um buraco na parede da delegacia improvisada em uma casa entre 0h e 5h. A fuga aconteceu no mesmo dia da visita do secretário de segurança pública do Ceará, Servilho Paiva, que se reúne com delegados da região a fim de discutir procedimentos de segurança na região.
Francisco Moraes de Lima, de 41 anos e Evandir Alves Maia, de 26
Francisco Moraes de Lima, de 41 anos e Evandir Alves Maia, de 26, aproveitaram que as paredes da delegacia improvisada estavam úmidas após um cano ser estourado e cavaram a parede até retirar parte dos tijolos. Os dois homens haviam sido presos por tentativa de roubo e arrombamento a residência na noite da última terça-feira (15).
Um adolescente de 17 anos estava em um anexo e também aproveitou o buraco para

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

PCdoB/CE definirá diretoria que comandará o partido nas eleições de 2014



Os membros do diretório cearense do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) estarão reunidos nos dias 12 e 13 de outubro para a realização da 21ª Conferência Estadual da legenda.

Durante o encontro, que acontece no auditório da Faculdade de Direito da UFC, além do debate sobre as teses apresentadas no 13º Congresso Nacional do PCdoB, será feito um balanço dos trabalhos da atual gestão do partido em território cearenses e, por fim, uma nova direção será definida para os próximos dois anos.

Para a abertura dos trabalhos, os organizadores planejaram um ato político, às 10 horas deste sábado, convidando inclusive os dirigentes estaduais de partidos aliados, parlamentares, representantes da Assembleia Legislativa e da Câmara Municipal de Fortaleza, além de lideranças comunitárias e representantes de movimentos sociais de todas as regiões do Ceará.

Ao todo, estão sendo esperadas mais de 500 participantes na conferência, contanto com 390 delegados eleitos nas 116 Conferências Municipais, os membros do Comitê Estadual e convidados.


Bancários aprovam proposta da Fenabran e greve termina



Na próxima segunda-feira (14) as agências do Itaú, Bradesco, Santander, HSBC e demais bancos privados devem voltar a funcionar normalmente. A proposta dos bancos oferece reajuste salarial de 8%, um aumento real de 1,82%.

“Temos de valorizar essa nossa conquista porque estamos tirando leite de pedra. Temos de sair com a cabeça erguida. Quero parabenizar de coração a todos os companheiros que se envolveram, direta ou indiretamente, para que a gente conseguisse firmar essa proposta em mesa.  A luta do Sindicato não para por aqui. Nós temos uma luta incessante pela manutenção do nível de emprego dos companheiros. A nossa luta é uma defesa intransigente dos direitos dos trabalhadores”, afirmou o diretor do Sindicato, Ribamar Pacheco.

Acidente deixa 5 mortos e 4 feridos em Beberibe

Caminhão tanque e topic colidiram no entroncamento de rodovias

O acidente aconteceu na madrugada desta sexta-feira. Foto: Divulgação PRF


Mais uma pessoa morreu durante colisão envolvendo uma topique e um caminhão tanque em Beberibe, a 79 km de Fortaleza. Agora, são 5 mortos e outros 4 feridos. O acidente foi registrado por volta das 4h30 desta sexta-feira (11), de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O Instituto José Frota (IJF) confirmou a morte do motorista da topique, Manuel Tomás da Costa Filho. Ele teve fraturas múltiplas, incluindo pernas e crânio. Foram feitas várias tentativas de reanimação, mas o condutor não resistiu.

Também foi encaminhada ao IJF Maria Cecília Costa. A vítima, conforme a assessoria da unidade de saúde, sofreu  traumatismo craniano, foi entubada e seu estado é considerado gravíssimo. A paciente foi a primeira a ser beneficiada pelo heliponto do IJF, inaugurado na quinta-feira (10), após 5 anos de obras.


Jovem é assassinada pelo ex-namorado em Mauriti

Segundo a família da vítima, o motivo do crime teria sido ciúmes

Um crime chocou o distrito de Palestina, em Mauriti, a 491 km de Fortaleza, na noite da última quinta-feira (11). Uma jovem de 18 anos foi assassinada pelo ex-namorado por volta das 19h30, conforme informações do Comando de Policiamento do Interior (CPI).

O acusado, Alan de Oliveira Gomes, de 24 anos, entrou na casa de Sueldia Claudino de Oliveira e disparou contra sua cabeça. Ela foi socorrida, mas morreu na chegada ao hospital.

Segundo os familiares da vítima, eles namoravam e estavam separados há alguns dias. O motivo do crime, segundo eles, foi passional. A Polícia realiza buscas no intuito de capturar Alan de Oliveira.

Adolescente é morto com 3 tiros

Em Redenção, a 55 km da Capital, um adolescente de 15 anos foi morto  na manhã da última quinta-feira, em sua própria casa.

Por volta das 10h20, a Polícia foi acionada no bairro Santa Fé. Ao chegar ao local, Francisco Eduardo Silva de Oliveira foi encontrado com 1 ferimento a bala no rosto e 2 no braço.

A viatura socorreu a vítima ao hospital, que não resistiu aos ferimentos e morreu.
O CPI não soube informar o autor e a motivação do crime.

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Acordo pode dar fim à greve dos bancários nesta sexta

Fenaban apresentou nova proposta de reajuste de 8% sobre as verbas salariais e de 8,5% sobre o piso dos bancários da rede privada


Categoria no Ceará vai avaliar nova proposta em assembleia geral nesta sexta-feira (10) Foto: Bruno Gomes
Após avanço nas propostas por parte do sindicato patronal, um acordo entre a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) pode dar fim à greve dos bancários que já dura 22 dias. Em reunião em São Paulo, na manhã desta quinta-feira (10), a Fenaban apresentou nova proposta de reajuste de 8% sobre as verbas salariais e de 8,5% sobre o piso dos bancários da rede privada.

A Federação também ofereceu um Vale Cultura no valor de R$ 50 para todos os bancários que recebem até 5 salários mínimos e um dia de abono por ano aos trabalhadores. O pagamento da primeira parcela da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) seria efetuado dez dias após a assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e a segunda até o dia 3 de março de 2014.

De acordo com o diretor jurídico do Sindicato dos Bancários do Ceará (Seeb-CE), Gustavo Tabatinga, os bancários no Ceará ainda não receberam uma orientação nacional e discutirão em assembleia se vão aceitar a proposta. "Não temos orientação do Comando Nacional dos Bancários. Nós teremos uma assembleia amanhã para avaliar se aceitamos as propostas". Segundo Tabatinga, a única pauta pendente, que está sendo discutida nesta tarde, é a compensação da greve. Os banqueiros querem descontar todos os dias de greve, já o Comando defende anistia geral. Também será debatido pautas específicas do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste.

Caso a proposta seja aceita pelos bancários, a Fenaban informou que os ajustes dos salários devem ocorrer até a folha de novembro. Apesar dos avanços nas propostas na reunião desta quinta, a categoria informou continuar de greve até avaliar nesta sexta-feira (10) em assembleia geral se aceita a proposta dos banqueiros.

Bancários pedem reajuste salarial de 11,93%

Dilma entra em brincadeira do Facebook e troca foto de perfil

A presidente Dilma Rousseff trocou sua imagem de perfil do Facebook. Agora ela é identificada por uma fotografia antiga, de quando criança. 
Seguindo o comportamento de parte dos usuários da rede social — que presta homenagem ao Dia das Crianças — , a presidente começa a interagir de forma mais próxima aos internautas. Também o perfil do PT no Senado postou uma montagem de Lula e Dilma quando eram pequenos.
No dia 27 do mês passado, Dilma voltou a usar sua conta Twitter, depois de longo tempo afastada do microblog. 
A pouco mais de um ano para as eleições, a estratégia do Planalto é intensificar o uso das redes sociais.

Ex-prefeito de Abaiara tem direitos políticos suspensos por três anos


O ex-prefeito de Abaiara, Francisco Joaquim Sampaio, teve os direitos políticos suspensos por três anos e não poderá contratar com o poder público pelo mesmo período. Além disso, deverá pagar multa no valor de dez vezes à remuneração recebida como gestor municipal. A decisão, proferida nesta terça-feira (08/10), é da 7ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).
Segundo a denúncia do Ministério Público do Ceará (MP/CE), Francisco Joaquim Sampaio foi prefeito de Abaiara, distante 498 km de Fortaleza, em 2004. Na época, o Tribunal de Contas do Município (TCM) julgou improcedente as contas de gestão relativas aos meses de outubro, novembro e dezembro daquele ano. Ainda segundo o MP/CE, o ex-gestor não prestou contas no período fixado pela lei nº 8.429/92. Por isso, o órgão ministerial ajuizou ação requerendo a condenação dele por improbidade administrativa.
Na contestação, Francisco Joaquim alegou incompetência do TCM para julgar as contas municipais. Disse ter apresentado as contas mesmo fora do prazo, “o que não caracteriza ato de improbidade administrativa” e requereu a improcedência da ação.

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Saboeiro: Dono de mercantil abastecia município com munições


O proprietário fugiu ao notar a chegada da polícia (Foto: Miséria)
O proprietário fugiu ao notar a chegada da polícia. 
A polícia de Saboeiro, município que fica a uma distância de 150 Km em relação a Juazeiro do Norte, descobriu uma venda clandestina de munições em um mercantil daquela cidade. A descoberta começou por volta das 16h30min desta segunda-feira em uma operação conjunta das polícias civil e militar com a prisão do jovem Carlos Bean Oliveira, de 21 anos, em uma barreira montada na entrada de Saboeiro. 
 
Segundo o Sargento Silvestre, esse rapaz disse trabalhar como autônomo e reside na Rua Padre José Francisco (Distrito de Barrinha) naquele município. Com ele, os policiais encontraram sete munições de arma de fogo calibre 32 na embalagem como se tivera acabado de comprar o produto. Na delegacia, ele confessou ao delegado Joanilson Queiroz o local onde havia comprado os cartuchos.

Com isso, a polícia direcionou as investigações em torno do Mercantil Derly, de propriedade do comerciante Antonio Derly Braga, que funciona no centro da cidade. No estabelecimento foram encontradas 62 munições nas respectivas embalagens, sendo 46 calibre 38 e mais 16 calibre 32. Segundo o delegado, o material apreendido era vendido no mercantil. O proprietário fugiu ao notar a chegada da polícia.

Marcos Cals comunica a Tasso desfiliação do PSDB

O ex-presidente da Assembleia Legislativa Marcos Cals, que exerceu seis mandatos parlamentares consecutivos  entre  1987 e 2011 comunicou oficialmente ao ex-governador Tasso Jereissati a sua desfiliação do PSDB. Após essa decisão, Marcos mergulhou, deixou de atender ligações telefônicas e reflete sobre a sigla que irá se filiar. O ex-tucano segue as mesmas razões do deputado estadual Fernando Hugo para trocar de partido: sobrevivência política e eleitoral.

Marcos recebeu o convite para se filiar ao PMDB que terá o senador Eunício Oliveira como candidato ao governo do estado em 2014. A trajetória partidária de Marcos Cals terá a partir de sexta-feira, 04, a 4ª sigla.

Marcos Cals começou no início dos anos 80 no PDS, em seguida, se filiou ao PSD e no início dos anos 90 desembarcou no PSDB onde ficou até o dia de ontem, segunda-feira, 30.
Em 2010 Marcos concorreu ao governo do Estado e se tornou desafeto dos irmãos Cid e Ciro Gomes por citá-los em supostas irregularidades com verbas públicas. Em 2012 concorreu à prefeitura de Fortaleza e saiu da disputa com menos de 3% dos votos válidos, agora reconstrói o caminho de volta a Assembleia Legislativa por um novo partido.

Diomar Araújo