sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Isis Valverde sofre acidente de carro no Rio e fratura coluna cervical

A atriz Isis Valverde é a jovem Antônia, que vai conquistar o coração de Leandro (Cauã Reymond) (Foto: Estevam Avellar/Globo)
A atriz Isis Valverde, de 26 anos, que viveu a personagem Antônia na minissérie "Amores Roubados", foi hospitalizada no Barra da D’Or, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, nesta sexta-feira (31), após um acidente de carro na madrugada.
Segundo o empresário da atriz, Marcio Damasceno, ela teve fratura na primeira vértebra da coluna cervical, está usando um colete para proteção e deve ter alta hospitalar neste sábado (1º).
Veículo da atriz Isis Valverde, de 26 anos, que envolveu-se em um acidente na madrugada desta sexta- feira  (Foto: Xande Nolasco/Estadão Conteúdo)
Damasceno contou que Isis voltava de uma festa com a prima, Maiara, que estaria dirigindo, e um amigo, o produtor de festas Gabriel Maciel. Na altura do Itanhangá, de acordo com o empresário, o carro bateu em um barranco e capotou. Isis, que estaria dormindo no banco traseiro, foi a única que se feriu com mais gravidade.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Ex-prefeito de Solonópole é condenado por deixar de pagar servidores

O ex-gestor deixou de pagar reiteradas vezes os servidores municipais, nas mais diversas áreas, como educação, saúde e limpeza urbana

Ex-prefeito de Solonópole, José Atualpa Pinheiro Júnior

 

O ex-prefeito de Solonópole, José Atualpa Pinheiro Júnior, foi condenado pelo juiz Adriano Ribeiro Furtado Barbosa, por improbidade administrativa. A decisão foi proferida na segunda-feira, 27. Atualpa Júnior foi condenado por atos praticados em 2006, quando deixou de pagar, reiteradas vezes, servidores de diversas áreas.

Segundo a denúncia do Ministério Público do Ceará (MP-CE), feita pelo promotor Marcus Vinicius Amorim de Oliveira, o repasse do Tesouro Nacional, assegurado no texto constitucional aos municípios, era feito pontualmente, tornando injustificável, segundo o MPCE, o atraso.

A Justiça determinou que Atualpa Junior tenha os direitos políticos suspensos por três anos, pague multa cível no valor de R$ 3 mil e fique proibido de contratar com poder público e receber incentivos fiscais/creditícios pelo prazo de três anos.

O POVO Online não conseguiu entrar em contato com o ex-prefeito de Solonópole até a publicação desta matéria.

Redação O POVO Online
com informações do MPCE

Dilma anuncia parte da reforma ministerial

Trata-se da primeira etapa de uma reforma ministerial que, segundo interlocutores presidenciais, deverá se encerrar até o final de fevereiro

Após anunciar mudanças em três ministérios, presidente ainda deve definir a situação de outros sete até fevereiro Foto: Reuters
A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta quinta-feira (30) a terceira de suas reformas ministeriais.

Aloizio Mercadante, Arthur Chioro, José Henrique Paim, assumirão respectivamente Casa Civil, Ministério da Saúde e Ministério da Educação.

Mercadante, que era o titular da Educação, já vem despachando no Palácio do Planalto desde o início da semana passada. Ele substituirá a ministra Gleisi Hoffmann, que sairá candidata ao governo do Paraná pelo PT neste ano.

Paim, que era secretário-executivo do MEC, assumirá o posto deixado pelo petista na Educação. No lugar de Alexandre Padilha na Saúde ficará Chioro, atual secretário de Saúde de São Bernardo do Campo. Padilha, por sua vez, será o candidato do PT ao governo de São Paulo.

A posse está prevista para a próxima segunda-feira (03/02), na parte da manhã, no Palácio do Planalto.

Trata-se da primeira etapa de uma reforma ministerial que, segundo interlocutores presidenciais, deverá se encerrar até o final de fevereiro.

Cabe à presidente ainda decidir sobre o destino de outros ministérios, como Desenvolvimento, Relações Institucionais, Turismo, Integração Nacional, Desenvolvimento Agrário, Portos e Cidades.

Integrante da facção criminosa PCC é preso em Mombaça


Salomão foi encaminhado à Delegacia Municipal de Mombaça. Foto: divulgação/Cotar
Um homem pertencente à facção criminosa do PCC, que vem atuando no estado do Ceará, foi detido na última quarta-feira (29), no município de Mombaça (296 Km de Fortaleza). A operação do Comando Tático Rural (Cotar) foi comandada pelo Capitão PM Rodrigues.

O homem identificado apenas como Salomão foi abordado pelo Cotar e estava com dois mandados de prisão em aberto, sendo um do mês janeiro do ano de 2006 e outro de outubro de 2012. O suspeito estava acompanhado de um traficante de drogas identificado como Vicente, que prestava serviço para o integrante do PCC.

Segundo informações do capitão PM Rodrigues, Salomão estaria em Mombaça para matar um terceiro homem identificado como "Clebim", que é envolvido com uma quadrilha de distribuição de entorpecentes.

Os homens desta quadrilha foram identificados apenas como 'Quelton', 'Júnior', 'Russo' e 'Amarelo'.


Carro da funerária Caminho do Céu que transportava defunto capotou em Catarina, no Ceará


O plantão de polícia registrou há poucos instantes um acidente (capotamento) no sítio Quandús, próximo ao Planalto Clube em Catarina. 
O motorista de um carro pertencente à funerária Caminho do Céu perdeu o controle e capotou. Segundo informações o veículo estava transportando o corpo de um homem identificado apenas como Valdeci que foi arremessado para fora. 
O motorista e um ajudante da funerária não se feriram gravemente. A polícia esteve no local e adotou os procedimentos cabíveis.
 
Blog do Lindomar Rodrigues

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Trator cai de carreta, bate em ônibus e causa 13 mortes na Bahia


Ambulâncias do Samu e equipes da PRF foram deslocadas para o local 

Um acidente entre uma carreta, um trator e um ônibus deixou pelo menos 13 mortos na manhã desta segunda-feira (27), no município de Inhambupe, na Bahia. 
 O acidente ocorreu por volta das 6h30 quando um trator, que era transportado por uma carreta, soltou-se do veículo e atingiu um ônibus da empresa Gontijo que passava no local.  
Segundo a Polícia Rodoviária Federal, a maioria dos mortos estava no ônibus, que seguia de São Paulo em direção ao município de Paulo Afonso, também na Bahia.
 Outras dez pessoas ficaram feridas e foram levadas para o hospital de Alagoinhas (BA). 
Ambulâncias do Samu e equipes da PRF foram deslocadas para o local e atuam no socorro às vítimas. 

Lista dos mortos:

Marilda Oliveira Matos

Marina Matos dos Santos

Maura Matos

Euvira Matos

Terezinha Ribeiro da Silva

José Silva Santos

Josevaldo Lima da Silva (motorista)

Maria de Souza

Maria Josefina de Jesus

Eliene Ferreira Oliveira

Maura Matos Miranda

Olimpia de Oliveira

Maria P. Souza

Os corpos estão no IML de Alagoinhas aguardando chegada dos parentes para o reconhecimento.
 CLIQUE AQUI PARA VER MAIS FOTOS

Ceará registra fim de semana mais violento de janeiro de 2014

Média de 16,4 homicídios por dia é superior a todos os outros fins de semana de janeiro de 2014, que registraram, no máximo, 13 assassinatos por dia


Subiu para 16,4 a média de homicídios por dia registrados no Ceará, neste último fim de semana, de sexta-feira, 24, até domingo, 26. Foram 49 assassinatos registrados em todo o Estado, segundo informações da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), número superior a todos os outros fins de semana de janeiro de 2014.

Anteriormente, a maior média desses crimes por dia era de 13, número registrado no fim de semana passado, em que 39 pessoas foram mortas no Estado. Agora, foram 23 pessoas assassinadas no interior do Ceará e 26 na capital e região metropolitana de Fortaleza.

O dia mais violento deste fim de semana foi sábado, 24, com 22 homicídios, 12 em Fortaleza e região metropolitana e 10 no interior. No último domingo, 26, sete pessoas foram assassinadas a bala na capital, nos bairros Barroso (duas), Parque Santa Rosa, Sapiranga, Curió, Conjunto Palmeiras e Genibaú. Na região metropolitana de Fortaleza, duas pessoas foram mortas neste domingo, 26, também com armas de fogo, em Caucaia e em Maracanaú (no bairro Alto Alegre).

Na sexta-feira, 24, o dia menos violento na capital, ocorreram cinco homicídios a bala, nos bairros Jardim das Oliveiras, Maracanaú (dois), Aerolândia e Barra do Ceará. Os bairros em que ocorreram homicídios em Fortaleza no sábado, 26, foram: Jangurussu (dois), Conjunto Ceará, Cais do Porto (três), Granja Lisboa, Antônio Bezerra, Ancuri e Cristo Redentor. As outras duas mortes de sábado foram em Maracanaú e no Eusébio.

Interior

Anvisa suspende comércio, uso e divulgação de alisante para cabelos

Ainda segundo a Anvisa, o produto não possui registro

Uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada segunda-feira (27) no Diário Oficial da União suspendeu, em todo o território nacional, a fabricação, a distribuição, o comércio, a divulgação e o uso do produto Zene Progress Defrizagem Temporária, usado para alisamento temporário de cabelos. O alisante é fabricado pela empresa Cosmed Indústria de Cosméticos e Medicamentos S.A.

De acordo com o texto, um laudo de análise fiscal emitido pela Fundação Ezequiel Dias referente ao lote LC11D0087, apresentou resultado insatisfatório no ensaio de PH. Ainda segundo a Anvisa, o produto não possui registro.

A agência determinou que a empresa promova o recolhimento do estoque existente em mercado de todos os lotes do produto. A resolução entra em vigor na data da publicação.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Tasso estará no palanque da oposição, afirma Luiz Pontes

Tasso Jereissati e Luiz Pontes.


Ao lado do ex-prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, o presidente da Executiva Regional do PSDB, Luiz Pontes, disse que o ex-senador Tasso Jereissati estará nos palanques da oposição nas eleições deste ano.

Ao ser questionado sobre candidatura de Tasso ao Senado ou Governo do Estado, Pontes afirmou que nesse momento a preocupação não é com a união dos partidos de oposição e a definição de um projeto para mudar o Ceará.

Fonte: Ceará Agora

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Caixa Econômica lança editais de concursos nos níveis médio e superior

Remunerações alcançam até R$ 8 mil. Inscrições podem ser feitas a partir de sexta-feira (24)

Na formação de cadastro de reserva, nível médio, Fortaleza é a cidade cearense com o maior número de vagas: 308. (Foto: Agência Diário)
A Caixa Econômica Federal lançou nesta quinta-feira (23), editais para dois concursos públicos.

O primeiro é para provimento de 9 vagas efetivas (das quais 3 abrangem o Ceará) e formação de cadastro de reserva nos cargos de Engenheiro e Médico do Trabalho, para candidatos com nível superior.
Nível médio com mais de 700 vagas para cadastro de reserva no Ceará

O segundo concurso público prevê formação de cadastro de reserva para o cargo de Técnico Bancário Novo, para candidatos com nível médio. A remuneração é de R$ 2.025,00, para jornada de trabalho de 30 horas semanais.

O aproveitamento dos candidatos será exclusivamente em vagas a serem criadas em unidades localizadas nos municípios especificados no edital e atenderá à demanda da Caixa ao longo do período de vigência do concurso. No Ceará, estão incluídos os municípios de Aracati (até 135 vagas), Fortaleza (até 308), Juazeiro do Norte (até 84), Quixadá (até 156) e Sobral (até 94).
Cargos para candidatos com nível superior
O cargo de Engenheiro reserva oportunidades nas áreas Agronômica, Civil, Elétrica e Mecânica. Para se inscrever, é necessário possuir diploma ou certificado de conclusão nas áreas estabelecidas em edital e registro no respectivo conselho de classe.

A remuneração inicial é R$ 8.041,00 para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.
Já para concorrer ao cargo de Médico do Trabalho, os candidatos devem comprovar ter o diploma de conclusão de curso de graduação em Medicina, além do certificado de conclusão de curso de especialização em Medicina do Trabalho, ambos registrados até a data de admissão.

A remuneração é R$ 4.021,00 para uma jornada de 20 horas semanais. As inscrições poderão ser feitas entre os dias 24 de janeiro e 11 de fevereiro, pelo endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/caixa_14_ns  A taxa é R$ 74,00.

Seleção
Os candidatos serão avaliados por meio de provas objetivas, de conhecimentos básicos e específicos, prova discursiva e avaliação de títulos.

Haverá, ainda, exames médicos admissionais, de caráter eliminatório.  As avaliações estão previstas para ocorrerem no dia 23 de março, nas 26 capitais e no Distrito Federal (DF).

Justiça Eleitoral afasta Rosalba Ciarlini do cargo de governadora do RN pela segunda vez

Rosalba Ciarlini, Governadora do Rio Grande do Norte, afastada pela segunda vez do cargo. Foto: Google.



O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio Grande do Norte determinou nesta quinta-feira (23), por 3 votos a 2, o afastamento imediato da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) do cargo, por abuso de poder econômico na campanha municipal de 2012.

O processo se refere a perfuração de um poço na área rural de Mossoró (RN), durante a campanha da prefeita Claudia Regina (DEM), afastada da função desde o ano passado após mais de dez cassações de mandato em primeira instância. A acusação diz que a obra foi realizada com objetivos eleitoreiros, por se tratar de uma antiga reivindicação dos moradores da região, só atendida próximo ao período eleitoral.

Também não haveria comprovação dos trâmites legais do projeto.

Segundo o juiz Herval Sampaio, responsável pela sentença de primeira instância, a situação foi agravada pelo fato de o poço ter sido tampado logo após o fim do pleito, sem trazer benefícios para a população, pelo menos, até meados de agosto de 2013.

O relator do caso, juiz Eduardo Guimarães, entendeu que a governadora deveria ser considerada apenas inelegível, já que não se deveria cassar um mandato obtido em 2010 por uma denúncia relativa a fatos de 2012. Mas não foi esse o entendimento da maioria do tribunal. Com a decisão, Rosalba fica considerada inelegível por oito anos. Claudia Regina e seu vice, Wellington Filho, ambos afastados do cargo, também foram condenados em mais esse procedimento.

Rosalba foi afastada do cargo pela primeira vez em dezembro de 2013

No último dia 10 de dezembro, o TRE-RN já havia afastado Rosalba do cargo, mas pela acusação de ter utilizado de forma excessiva o avião do governo para se locomover até Mossoró durante a campanha de 2012. A governadora, contudo, não passou nenhum dia fora do cargo, pois obteve um mandado de segurança no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O processo ainda aguarda o julgamento do mérito.

Nesse caso mais recente, como no episódio do ano passado, os juízes determinaram a notificação da Assembleia Legislativa para que dê posse imediata ao vice-governador Robinson Faria (PSD), o que pode ocorrer somente após a publicação da decisão no Diário de Justiça Eletrônico, que ainda não tem previsão.

A governadora, a única do país do DEM, administrou Mossoró (segunda maior cidade do RN) por três mandatos e enfrenta dificuldades políticas em sua atual gestão no Estado, tendo perdido aliados como PR e PMDB. Em dezembro do ano passado, Rosalba teve a pior avaliação entre os governadores com apenas 7% de avaliação positiva na pesquisa CNI/Ibope. Os advogados de defesa de Rosalba informaram que recorrerão da decisão novamente ao TSE.

Possibilidade de seca preocupa lideranças em cidades do Interior

Prefeitos, líderes comunitários e moradores de diversos municípios cearenses receberam com preocupação o prognóstico da quadra invernosa anunciado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos do Ceará (Funceme), divulgado na última terça-feira. Segundo o órgão, há 40% de possibilidade de chuvas abaixo da média, de fevereiro a abril. A situação preocupa gestores quanto a ações para amenizar os problemas da estiagem, que pode entrar em seu terceiro ano consecutivo.

A agricultura de sequeiro é a que vem sendo mais penalizada com as sucessivas secas que atingem o semiárido brasileiro. De acordo com o titular da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), Nelson Martins, as perdas em 2012 foram em torno de 84% e em 2013, 75%. Com relação à pecuária, morreram no ano passado cerca de 100 mil cabeças bovinas, de um total de estimado em 2,6 milhões. "Foi uma redução drástica, mas vale ressaltar que o Ceará perdeu menos que outros Estados nordestinos, onde os percentuais chegaram até 30%", disse Martins. Para o secretário, um cenário semelhante de estiagens anuais seguidas há 20 anos seria um verdadeiro desastre para economia do Estado. "Isso não aconteceu graças às tecnologias sociais e aos investimentos que vêm sendo financiados para o pequeno e médio produtor", afirmou.


No Sertão Central o momento ainda é de esperança, apesar das perspectivas desanimadoras apresentadas pela Funceme. Essa foi a avaliação apresentada pelo coordenador regional da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece), José Militão de Almeida Neto. A orientação da entidade é de animar o homem do campo. Quando as chuvas iniciarem é importante plantar.


Quanto aos recursos hídricos para consumo humano, Militão enfatizou a necessidade da expansão dos programas de escavação de poços. Por enquanto a situação é mais critica em Canindé e em Caridade, onde não existem mais mananciais para captação de água. Nas outras regiões, grandes açudes, como o Fogareiro, em Quixeramobim, o Arrojado Lisboa, em Banabuiú, e o Patu, em Senador Pompeu, podem atender as comunidades de vários municípios através da Operação Pipa. Esse é o caso do Fogareiro. Além de Quixeramobim, está abastecendo comunidades de Madalena e Itatira, conforme acrescentou.

Na região dos Sertões de Crateús e Inhamuns, gestores e trabalhadores receberam o prognóstico com preocupação. A água para o consumo humano será o grande problema se a seca se prolongar. Nessa região, a situação, que já é crítica, tenderá a se agravar. Em Crateús, o abastecimento já está sendo realizado com a água transportada do Açude Flor do Campo, de Novo Oriente, operação realizada pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) no ano passado.
Castanhão chegou ao seu nível mais baixo em toda a sua história FOTO: ELLEN FREITAS



Para o coordenador da Defesa Civil de Crateús, Teobaldo Marques, o quadro no município, que já é emergencial, poderá ser de calamidade, caso não haja a recarga do reservatório Carnaubal, que abastece a cidade de Crateús. "A saída, que apenas ameniza, é manter a política de perfuração de poços profundos que vem sendo realizada desde o ano de 2013", destaca. O prefeito Carlos Felipe informou que tem a garantia da Cogerh de que Crateús não sofrerá desabastecimento de água.

"A Cogerh garantiu que tem um plano B e um plano C para abastecer Crateús, que seria trazer água de um reservatório aqui da região e perfuração de poços da bacia do Parnaíba, da qual fazemos parte. Mas, mesmo com os prognósticos, confio nos planos de Deus", frisou.

Em Irauçuba, na região Norte do Estado, o secretário de Meio Ambiente, Caetano Rodrigues, conta que a Cagece informou que o Açude Gamaleira ficaria completamente sem água.

Ele explica que a única maneira do município vencer mais um ano de seca seria com a construção da adutora que traria água do Açude Missi, mas o processo ainda se encontra na licitação.

Situação crítica

Enquanto isso, a Prefeitura continua pagando carros-pipas para trazer água do mesmo açude e depositar em tanques externos cobertos, onde a população se locomove para pegar baldes com o liquido. "A situação está crítica aqui. A população compra água por baldes, água mineral ou qualquer que seja vendida. Nossa única esperança seria com a adutora prometida há quase três anos pelo Governo do Estado", lamenta.

Em Juazeiro do Norte, o prognóstico da Funceme também ascendeu a luz amarela junto ao

NESTA MADRUGADA - Quadrilha explode agência bancária em Senador Sá no Ceará


Caixa eletrônico ficou completamente destruído (FOTO: Varjota em alerta)
Caixa eletrônico ficou completamente destruído
Cerca de oito homens armados com fuzis e pistolas de grosso calibre explodiram uma agência bancária do Bradesco, na madrugada desta quinta-feira, 23, em Senador Sá. De acordo com o Comando de Policiamento do Interior (CPI), o grupo invadiu o local e efetuou vários disparos contra policias militares, que tentaram impedir a fuga. O único caixa eletrônico da agência ficou destruído e, após pegar o dinheiro, a quadrilha fugiu em um carro e uma motocicleta. Segundo a policia militar, não houve feridos e a ação ocorreu por volta de 00h30min. A quantia levada não foi divulgada e até o momento ninguém foi preso. A Polícia Militar de Senador Sá realiza buscas na região. Esta foi a 3ª ação contra banco neste ano no Ceará.
Ataques - Em 2013, foram registradas 81 ações contra bancos e caixas eletrônicos.O último ataque do ano passado foi registrado em Paramoti, no dia 26 de novembro, onde um grupo formado por cerca de quatro homens explodiu o único caixa eletrônico do posto avançado de atendimento do Bradesco.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Pai e filho naturais de Fortaleza morrem em capotamento de Hilux no Maranhão


 
Dois homens, naturais de Fortaleza, morreram em um acidente de trânsito gravíssimo nesta terça-feira (21), na BR-226, entre os municípios de Porto Franco e Lajeado Novo, no Maranhão.
 
 O motorista da caminhonete Hilux de placa NNR-2368 perdeu o controle e o veículo capotou várias vezes. As duas vítimas fatais eram pai e filho: Raimundo Pereira da Silva e Cristóvão Magno da Silva. 
 
 Outros dois homens que também estavam no veículo sofreram ferimentos leves e foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Porto Franco. O condutor informou aos policiais rodoviários que no momento do capotamento chovia muito.
 
 O Instituto Médico Legal (IML) da cidade de Imperatriz fez a remoção dos corpos.

CATARINA: RÁDIO NOSSA FM É FECHADA POR FALTA DE ALVARÁ DE FUNCIONAMENTO.


A Rádio Nossa FM foi interditada ontem, terça-feira 21 de janeiro, pela manhã por falta de alvará de funcionamento. 

Segundo a assessoria jurídica do município a ausência da regularidade do alvará de funcionamento, autoriza o município a proceder com a interdição até que a irregularidade seja sanada. Conforme o Advogado Dr. Jonathas Pinho, que foi acompanhado pela Polícia Militar e por fiscais da Prefeitura, a Rádio Nossa FM, havia inconsistências no CNPJ fornecido pela empresa, que fora notificada para a regularização por duas vezes, não comparecendo ao setor de tributos da Prefeitura Municipal. 

Ari Cosmo

Catarina: Tribunal de Contas dos Municípios aprova contas de 2010 do ex-prefeito Dr. Jefferson


O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) aprovou as contas referentes ao exercício de 2010 da Prefeitura Municipal de Catarina, durante a administração  do ex-prefeito Dr. Jefferson Paes de Andrade (PMDB).
A aprovação das contas do ex-prefeito Dr. Jefferson se dá num momento em que o TCM tem rejeitado contas de diversos municípios cearenses. 
Dr. Jefferson Paes de Andrade, administrou o município de Catarina por dois mandatos, de 1º  janeiro de 2005 a 31 dezembro de 2012. Na última eleição municipal em  outubro de 2012, conseguiu com apoio da grande maioria da população local eleger seu sucessor, Dr. Rafael Paes de Andrade (PMDB). 
O relator das contas foi o Conselheiro Artur  Silva Filho

VEJA ABAIXO
 
 Por – Diomar Araújo

sábado, 18 de janeiro de 2014

MP pede interdição de matadouro público de Saboeiro, no Ceará

O Ministério Público do Estado do Ceará ajuizou uma ação civil pública contra a Prefeitura de Saboeiro para pedir que a Justiça determine a imediata interdição do matadouro público do Município. Além disso, o MP pede a reforma do estabelecimento ou a construção de um novo matadouro, devidamente legalizado, em um prazo de 90 dias. A ação foi ajuizada na última segunda-feira (13) pelo promotor de Justiça Aureliano Rebouças Júnior.
De acordo com o MP, a situação do matadouro tem sido motivo de constante preocupação por parte da população de Saboeiro, pois o local não atende aos requisitos mínimos de regras sanitárias e ambientais. “Estamos diante de uma nítida afronta ao preceito constitucional do meio ambiente ecologicamente equilibrado e de um notório perigo à saúde pública”, afirma o promotor.
Anteriormente ele já havia instaurado um procedimento administrativo no intuito de verificar as condições de higiene do estabelecimento. Uma vistoria feita pelo Núcleo de Apoio Técnico (NAT) do MP identificou diversas irregularidades, tais como: ausência de sistema de tratamento de efluentes e de um depósito de couros na área de abate; realização da esfola dos animais sendo feita no chão; abate realizado com machado, método considerado cruel; e ausência de licença ambiental. Como resultado da inspeção realizada, o Ministério Público conclui que as condições de operação do matadouro podem comprometer a qualidade das carnes e a saúde da população consumidora.
Na ação, o promotor de Justiça pede ainda uma fiscalização maciça por parte do poder municipal de saúde para impedir abates clandestinos. Ele sugere a aplicação de multa diária de R$ 10 mil a ser paga pelo prefeito municipal em caso de descumprimento das decisões judiciais e solicita também que outros órgãos (Governo do Estado, Tribunal de Contas dos Municípios, Conselho Regional de Veterinária, Superintendência Estadual do Meio Ambiente e Vigilâncias Sanitárias do Estado e do Município) sejam oficiados para fiscalizar, cada um de acordo com suas atribuições, o cumprimento por parte da Prefeitura das determinações legais a serem feitas.

DN Online

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

ELEIÇÕES: Estados pobres gastam mais que ricos para eleger candidatos

Enquanto no Ceará o custo de cada voto na disputa pelo Governo saiu por R$ 22,7, em São Paulo ele foi de R$ 5,72



Estudo da organização não governamental Transparência Brasil mostra que candidatos a cargos públicos de estados com Produto Interno Bruto (PIB) mais baixo acabam gastando mais por voto do que postulantes de estados mais ricos. É o caso do Ceará. Segundo o levantamento, na eleição de 2010, que teve como vitorioso o governador Cid Gomes (então PSB, hoje Pros), cada candidato ao Palácio da Abolição gastou, por voto, R$ 22,7, ao passo que em São Paulo a média de desembolso foi de R$ 5, 72. O PIB do Ceará gira em torno de R$ 75 bilhões, enquanto o de São Paulo é de R$ 477 bilhões.

Em Roraima, o valor de cada voto para se eleger um deputado estadual no pleito de 2010 foi de R$ 42,01, enquanto no Rio Grande do Sul esse custo saiu por R$ 7,02.

Quando se avalia o custo de uma campanha para deputado federal, observa-se que os candidatos do Rio Grande do Norte gastaram, em média, R$ 1,42 milhão. Menos que os postulantes do Paraná: R$ 1,04 milhão. No Ceará, esse valor saiu por R$ 563 mil. Quase uma exceção.

Ceará lidera alta entre exportadores de frutas

Comércio com outros países rendeu US$ 117 milhões ao Estado no ano passado, valor 8,1% superior ao de 2012


Mesmo tendo que lidar com a forte estiagem que atingiu o Estado na maior parte do ano, os produtores cearenses de frutas conseguiram fechar 2013 com um resultado bastante positivo, pelo menos no que diz respeito às exportações. Isso porque, segundo a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), o comércio exterior rendeu US$ 117 milhões para o setor no ano passado, um crescimento de 8,1% ante o desempenho obtido em 2012, de 108,2 milhões. Trata-se da maior alta entre os cinco estados brasileiros que mais exportam o produto.
O melão foi o grande protagonista do bom desempenho da fruticultura cearense em 2013. Para se ter uma ideia, o produto respondeu sozinho por quase 80% das frutas exportadas ao longo do ano passado Foto: SILVANA TARELHO


De acordo com o presidente da Câmara Setorial da Fruticultura e do Instituto Frutal, Euvaldo Bringel, o bom desempenho do setor em 2013 teve o melão como grande protagonista, tendo em vista que a fruta respondeu por quase 80% das exportações cearenses. "É um item que vem ganhando cada vez mais destaque no nosso estado, tanto que no ano passado rendeu 12,9% a mais do que em 2012", comenta. Em valores reais, US$ 88,7 milhões foram captados com a venda do melão para outros países, informa a Adece.

Outros destaques

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Prefeito de Catarina, Dr. Rafael Paes de Andrade é eleito um dos 100 melhores prefeitos do Brasil.


Por – Diomar Araújo
Prefeito de Catarina, Dr. Rafael. Foto - Diomar Araújo

 
A União Brasileira de Divulgação (UBD) realizou em 2013 uma pesquisa nacional de opinião pública para escolher os 100 melhores prefeitos do país. 20 prefeitos do Ceará estão entre os eleitos. Na classificação, o prefeito de Catarina, Dr. Rafael Rufino Melo Paes de Andrade (PMDB) ocupa a 3ª posição a nível de estado.

Dr. Rafael, vai receber o troféu  “Os 100 Melhores Prefeitos do Brasil”, além do Certificado de Qualidade Total Brasil-Suíça, comenda destinada aos Cem Melhores Prefeitos que se destacaram no país, em 2013. A pesquisa foi realizada nas seguintes categorias: Satisfação e Aprovação.

 A pesquisa realizada pela UBD levou em consideração fatores como boa gestão,transparência na aplicação do dinheiro público, boas práticas administrativas nas áreas de saúde, educação, merenda escolar e infraestrutura, enfim, a qualidade nos serviços prestados à população.

O evento será realizado no dia 21 de janeiro, no Hotel Golden Tulip Recife Palece, em Recife, Pernambuco.

A relação dos municípios contemplados com a certificação pode ser acessada através do site www.ubd.com.br

“O que eu tenho pra dizer é: eu vou voltar”, afirma Anderson Silva


 

“Quando eu chutei ela fez um barulho estrondoso de osso realmente quebrando. E a dor é uma coisa assim, absurda”, declara Anderson Silva.

Anderson saiu direto do octógono para o hospital. Passou por uma cirurgia e pediu privacidade. Esta semana, falou pela primeira vez sobre o momento mais delicado de sua carreira.

O Fantástico esteve em Los Angeles, Califórnia, cidade onde há seis anos o curitibano Anderson Silva vive com sua família.

Fantástico: Licença, mandaram a gente entrar, estamos entrando. Que bom te ver!
 
Anderson Silva:Tudo bem?
 
Fantástico: Tudo bem. Quero saber de você. Está melhorando?
 
Anderson Silva: Estou melhorando. Não estou andando 100%, mas já estou dando uns passinhos com a muleta.
 
Fantástico: Ainda dói?
 
Anderson Silva: Dói muito, dói muito. É uma dor que eu não desejo para ninguém.
 
Fantástico: Você consegue dormir uma noite inteira?
 
Anderson Silva: Não. Desde que eu vim de Las Vegas, que eu sai do hospital, eu não consigo dormir a noite toda não. É muito difícil.
 
Fantástico: Anderson, quando você põe a cabeça no travesseiro pra dormir, quando você acorda, toda hora vem na sua cabeça a imagem daquele momento?}
 
Anderson Silva: Me passa um filme de tudo que aconteceu antes até eu chegar naquele momento do acidente.
 
Fantástico: E você está toda hora buscando explicação para o que aconteceu?
 
Anderson Silva: Estou. A todo momento eu estou tentando entender o porquê. Por que eu tinha que quebrar a minha perna. Por que eu tinha que estar passando por essa situação? Eu estou tentando entender qual é a mensagem que Deus está tentando me dar nesse momento.
 
Fantástico: O que está mais difícil? A recuperação física ou recuperação emocional?
 
Anderson Silva: Eu acho que a emocional está parelho ali com a física porque a emocional ainda eu tenho eles para me dar um suporte. Eu tenho a família para me dar o suporte.
A mulher, Daiane, e os cinco filhos – Kaoli, Kawana, João, Kalil e Gabriel – estão o tempo todo ao lado de Anderson.

Anderson Silva: Eles estão me dando a forca toda que eu preciso para me recuperar.
 
Anderson Silva: Está todo mundo cuidando do pai?
 
Filhos: Estamos. Ficamos jogando o joguinho que ele gosta.
 
Fantástico: Na hora que vocês veem que ele está ficando um pouco tristinho?
 
Filha: Começa a bagunça.
 
Anderson Silva: Exatamente!
Mesmo se distraindo com a família, ele já viu e reviu várias vezes a luta, e mostra para o Fantástico um ângulo da luta que ninguém ainda viu.

Fantástico: Você viu um erro seu?
 
Anderson Silva: Eu consegui ver alguns detalhes e erros técnicos que eu cometi ali na luta. Para que eu pudesse dar o chute perfeito nesse exato momento, eu tinha que ter desviado a atenção dele com um soco no rosto. Para que eu desviasse totalmente a atenção dele do movimento do chute. O que dá para perceber, Renata, é que ele está protegendo o chute da linha da cintura para cima. E ele levantou a perna dele instintivamente. Ele se desequilibrou. O chute foi forte ao ponto de ele se desiquilibrar.

Fantástico: Isso então derruba a tese do Weidman de que ele estava preparado, treinado pra receber aquele chute?
 
Anderson Silva: Eu acredito que se as pessoas perceberem esses detalhes técnicos, elas vão ver que foi uma coisa instintiva. Não era uma coisa que ele tinha treinado para fazer.
 
Fantástico: Quando você vê esse vídeo dói tudo de novo?
 
Anderson Silva: Não. Eu fico feliz de poder conseguir ter a humildade de ver aonde eu errei, e agora a minha preocupação é voltar.
 
Fantástico: E isso significa pedir uma nova luta com o Weidman?
 
Anderson Silva: Não.
 
Fantástico: Você não vai pedir?
 
Anderson Silva: Se o UFC achar que deve me dar uma nova oportunidade de lutar com ele, se eu me credenciar de novo para lutar com ele.
 
Fantástico: Você quer?
 
Anderson Silva: Eu quero poder fazer o que eu faço bem. Independente de ser com o cinturão ou não. Independente de ser com o campeão ou não, eu quero poder voltar a fazer o que eu faço bem, que é lutar.
Durante a entrevista, Anderson falou várias vezes do respeito que sente por Chris Weidman. Mas questionou a sua vitória.

Fantástico: Você considera que ele te venceu naquela luta?
 
Anderson Silva: Não. Eu acho que foi uma fatalidade que aconteceu. A regra é clara.
 
Fantástico: Se tivesse mais luta pela frente…
 
Anderson Silva: Eu tenho plena certeza que eu teria vencido ele.
 
Fantástico: Plena certeza?
 
Anderson Silva: Tenho plena certeza disso.
 
Fantástico: Dá para você dimensionar o tamanho da dor naquele momento?
 
Anderson Silva: Olha, Renata, eu vou te falar a dor, ela está sendo uma coisa muito insuportável. Quando eu olhei que minha perna estava quebrada eu fiquei apavorado…
 
Fantástico: Você deu um berro muito forte.
 
Anderson Silva: É e eu não conseguia saber se tinha sido fratura exposta ou não. Aí eu falava para o juiz que ficou ali comigo para que eles colocassem a minha perna no lugar o mais rápido possível, e a dor era uma coisa absurda.
 
Fantástico: Aonde que foi exatamente?
 
Anderson Silva: Bem no meio da canela. Aí eles colocaram um haste de titânio que entra pelo meu fêmur e vai até embaixo, e dois parafusos embaixo e um parafuso em cima.
 
Fantástico: Da maca até o hospital. Do que que você se lembra? O que você via, pensava?
Anderson Silva: Eu só pensava em uma coisa. Será que acabou? Será que eu vou voltar a andar? Será que eu estou bem?

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Empresa TelexFree vai patrocinar o Botafogo


Suspeita de formação de pirâmides financeiras, que são ilegais, a empresa americana recrutou milhões de pessoas pela internet para divulgar um serviço de voz e teve sua atuação suspensa pela Justiça do Acre em junho do ano passado. 
Ela e mais 120 empresas são investigadas pelo MPCON (Associação Nacional do Ministério Público do Consumidor). As pirâmides configuram crime contra a economia popular, de acordo com o advogado Gauthama de Paula, do escritório Siqueira Castro. 
No vídeo, gravado em Miami, nos Estados Unidos, Ayrton Mandarino, diretor comercial do Botafogo, ressalta a importância do negócio para o Botafogo, que ainda não se pronunciou sobre o patrocínio. 

Elano confirma em rede social sua transferência para o Flamengo

Desligado do Grêmio nesta quinta-feira após receber atrasados, meia é esperado no Rio para fazer exames médicos e assinar contrato por uma temporada

O meia Elano se despede do Grêmio e já é esperado na Gávea para assinar contrato. Foto: Google.

O meia Elano usou sua conta no Facebook para anunciar o acordo com o Flamengo. O jogador se desligou do Grêmio nesta quinta-feira e é aguardado no Rio para realizar exames médicos e assinar contrato com o Rubro-Negro. O contrato é por empréstimo por uma temporada. Ao lado de um texto, ele publicou um enorme escudo do clube.

O meia é o terceiro reforço do Flamengo para a disputa da Libertadores. O primeiro foi o meia Everton, do Atlético-PR. O clube também acertou com Feijão, do Bahia, e ainda espera pelo lateral-direito Léo, que pertence ao Vitória e defendeu o Atlético-PR no Brasileirão 2013. O atacante Alecsandro, do Atlético-MG, também está perto de ser anunciado.

Elano anúncio Flamengo  (Foto: Reprodução / Facebook)Elano anuncia em sua página no Facebook o acerto com o Flamengo (Foto: Reprodução / Facebook)

Durante a tarde desta quinta-feira, a diretoria do Grêmio acertou o pagamento das últimas pendências nos direitos de imagem e salários do atleta. A quitação dos atrasados era o último obstáculo para o meia ser liberado para se transferir para o Rubro-Negro.

Elano tem experiência na Libertadores e conquistou o título de 2011 com a geração de Neymar no Santos. Em 2013, também atuou pelo Grêmio na competição, disputando oito jogos, todos como titular. No Campeonato Brasileiro do ano passado ele não teve o mesmo rendimento. Disputou 22 jogos, 11 como titular, e marcou três gols. Também sofreu com lesões e teve dificuldade para encontrar seu espaço sob o comando de Renato Gaúcho. Encerrou a temporada na reserva.

Confira a mensagem de Elano:

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Galeria de Fotos do 1º Motocross em Flamengo, Saboeiro, CE.

 Muita Emoção e Adrenalina

Organizador do evento, Davidson Pinheiro ao lado de um dos patrocinadores, Rodrigo Guedes. Foto: Silas Braga



                                                        
Louhanna Gomes voando alto. Foto: Silas Braga
                                                     


Ao lado do locutor Toninho Cross Locuções, esse é fera. Foto: Silas Braga.

Patrocinador Manoel Alves da Fazenda Salvador de vermelho. Ao lado de camisa azul o Pastor Franzé Coelho. Foto: Silas Braga.