sexta-feira, 28 de março de 2014

Cid Gomes e Eunício Oliveira marcam reunião para sexta-feira, 28/03.


Cid Gomes e Eunício Oliveira durante evento de entrega da Medalha da Abolição na terça-feira, 25

O governador do Ceará Cid Gomes (Pros) e o senador Eunício Oliveira (PMDB) têm encontro marcado para a próxima sexta-feira, 28. O local e o horário da reunião não foram divulgados. A conversa será um dia antes do encontro de tática do PT, quando os petistas devem definir os rumos políticos do partido no Ceará.

O encontro entre Cid e Eunício acontece após o governador anunciar que cogita renunciar ao cargo para apoiar candidatura do irmão Ciro Gomes ao Senado. Nesse cenário, afirmou Cid, na terça-feira, 25, caso Ciro Gomes aceite concorrer ao Senado, a tendência é que o candidato apoiado por Cid ao Governo seja de outro partido da base aliada.

A possibilidade alimenta a expectativa de Eunício Oliveira em disputar o governo com apoio do Palácio da Abolição. Ao mesmo tempo, o grupo do PT liderado pela ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, também se anima com a possibilidade de o partido ter candidato próprio ao Executivo.

Redação O POVO Online

segunda-feira, 24 de março de 2014

Câmara Municipal de Saboeiro apresenta irregularidades junto ao Tribunal de Contas dos Municípios CE.

TCM apura Prefeituras e Câmaras inadimplentes no Ceará

TCM

O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará (TCM) publicou na última sexta-feira (21) uma relação de Prefeituras e Câmaras Municipais que estão inadimplentes com a "Lei da Transparência". Dos 184 municípios do Estado, 17 Prefeituras e 33 Câmaras Municipais estão irregulares.

Estes órgãos são apontados como irregulares devido ao descumprimento da Lei Complementar nº 131/2009, de 27 de maio de 2009, que determina que a divulgação obrigatória, através de meios eletrônicos de acesso público e em tempo real, de informações detalhadas sobre a execução orçamentária e financeira destes, por meio do Portal da Transparência.

As informações colhidas pela Diretoria de Fiscalização (DIRFI) indicam que as Prefeituras Municipais em situação irregular são: Abaiara, Acarape, Aiuaba, Banabuiú, Catunda,Guaramiranga, Independência, Jijoca de Jericoacoara, Limoeiro do Norte, Madalena, Miraíma, Pires Ferreira, Potengi, Potiretama, Redenção, São João do Jaguaribe e Umari.

Já as Câmaras Municipais apontadas pelo levantamento com o mesmo quadro de inadimplência são em Abaiara, Acarape, Aiuaba, Altaneira, Antonina do Norte, Barro, Caridade, Catunda, Chorozinho, Eusébio, Farias Brito, Fortaleza, Frecheirinha, Granjeiro, Irauçuba, Itapajé, Itarema, Itatira, Lavras da Mangabeira, Madalena, Monsenhor Tabosa, Nova Olinda, Ocara, Orós, Parambu, Potengi, Quixelô, Saboeiro, Santa Quitéria, Tauá, Varjota, Várzea Alegre e Viçosa do Ceará.

Segundo o TCM, o descumprimento da lei impõe aos municípios punições que vão desde a suspensão de repasses de recursos voluntários, impedimento na assinatura de convênios, bem como a instauração de provocação para apuração de responsabilidade.

A partir do dia 20 de cada mês o TCM vai realizar a divulgação do resultado do acompanhamento dos municípios cearenses.


quarta-feira, 19 de março de 2014

Lavras da Mangabeira: Maior chuva do Dia de São José faz açude sangrar

Açude do distrito de Iborepi sangrando. Foto de Mikele Rodrigues
Açude do distrito de Iborepi sangrando. Foto de Mikele Rodrigues

A maior chuva registrada hoje, pela Funceme, no Ceará, ocorreu no distrito de Iborepi, zona rural do município de Lavras da Mangabeira: 129 mm. A precipitação foi suficiente para encher e fazer sangrar o açude que abastece a comunidade e que estava seco.

Os moradores de Iborepi comemoraram a sangria do açude e as boas chuvas que têm banhado a região.
A segunda maior chuva registrada no Ceará ocorreu também em Lavras da Mangabeira, no distrito de Mangabeiras (90mm). Passagem molhada e rodovias ficaram alagadas, trazendo transtornos para os moradores que faziam a travessia no sítio Taquari.

De acordo com o assessor da Prefeitura de Lavras da Mangabeira, Edileudo Lopes, não houve dano material nos distritos que registraram as maiores chuvas do Dia de São José.

Os produtores da região Centro-Sul estão animados com as boas chuvas verificadas nos últimos dias. Os pequenos e médios reservatórios receberam recarga de água e estão cheios.

Água transborda sobre passagem molhada em Mangabeiras, zona rural de Lavras da Mangabeira. Foto de Dj Luzimar
Água transborda sobre passagem molhada em Mangabeiras, zona rural de Lavras da Mangabeira. Foto de Dj Luzimar

EM PEDRA BRANCA: Polícia captura bando que pretendia atacar Piquet Carneiro

Equipes da Polícia Militar de Pedra Branca, do Comando de Polícia do Interior (CPI) Sul, e do Comando Tático Rural (Cotar) capturaram nesta terça-feira, 18, um bando acusado de planejar um assalto na cidade de Piquet Carneiro, na região Centro do Estado. Conforme o Centro de Operações Policiais Militares (Copom) do 9º Batalhão Policial Militar (BPM) foram presos quatro homens e uma mulher. Em poder deles foram encontrados dois revólveres e uma pistola.

Erivan Veras da Silva é apontado pela polícia como chefe do bando.

O grupo foi identificado como Manuel Augustinho Oliveira, 19 anos, Aldisan Araújo de Melo, 20, Loid Aves Rodrigues, 25, todos da Paraíba, ainda Vinicius Ferreira da Silva, 20, e Erivan Veras da Silva, 30, ambos do Rio Grande do Norte. Também foi preso Garmyson Marques Carvalho, 30, este último natural de Acopiara, comerciante no distrito de Minerolândia, na zona rural de Pedra Branca, onde foi realizada a operação policial. Todos foram conduzidos para a delegacia da Polícia Civil, em Pedra Branca.

Segundo a Polícia, a pistola foi encontrada em poder de Garmyson Carvalho.

Ainda de acordo com o Copom do 9º BPM, a pistola calibre 380, municiada, com dois carregadores, foi encontrada em poder de Garmyson Carvalho; com o outro morador de Minerolândia, Erivan da Silva, foi encontrado um dos revólveres, calibre 38. A última arma de fogo apreendida, outro revólver calibre 38, estava com Loid Rodrigues. Ela alegou que a arma, encontrada na sua residência pertence ao companheiro dela. O nome dele não foi revelado. Está sendo procurado pela polícia.


segunda-feira, 10 de março de 2014

Quase 100 mil famílias vivem em casas de taipa no Ceará

Ao todo, 93.847 famílias cearenses vivem em casas de taipa, conforme os números do Censo 2010 (Foto: Deivyson Teixeira/O Povo)
O fogo consumiu a primeira casa. Mas não havia como a substituta nascer melhor, da alvenaria, que nem o casal sonhava. Veio da taipa mesmo, a exemplo da outra, às margens da BR-226. Ela e mais 11 edificações miúdas colorem a entrada de Crateús, a 354 quilômetros de Fortaleza. “Se pudesse, sairia pra outro canto. Uma casa melhor é sempre melhor, né? Mas aqui, de perigo mesmo, só o barbeiro (inseto, vetor da Doença de Chagas). Tem muito”, diz a doméstica Maria Alzenir Pereira de Souza, 34.

Com o marido, os dois filhos e um bebê a caminho, ela integra uma das 93.847 famílias cearenses viventes em casas de taipa, conforme o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse é o segundo maior índice do País. Nos 26 estados e Distrito Federal, são 895.159 edificações do tipo (ver mapa). O Ceará fica atrás apenas do Maranhão.

Realidade que dona Antônia da Silva Gomes conhece bem. Aos 52 anos, ela nunca residiu numa casa de tijolos. Já viu desabar a cozinha da construção onde hoje vive, ao lado de Maria Alzenir. “Se cair de novo, não sei como vai ser. Não tem de onde pegar barro. Mas sempre vivi com os bicudos (barbeiros). Um dia, eu venço eles”, crê a agricultora. Energia? Até tem. Água encanada? Pode ser. Mas nem sempre de boa qualidade. Banheiro? Seria luxo pras 12 taipas da entrada de Crateús – e tantas outras Brasil adentro. Os dejetos vão para o terreno baldio transformado em quintal.

Por considerar “questão de saúde pública” a possibilidade da contração da Doença de Chagas pela vivência em casas de taipa e ter ressalvas quanto à qualidade estrutural dessas edificações, o Governo quer eliminá-las. E recebe críticas de especialistas. O Estado, contudo, apresenta apenas um mecanismo com fim específico para isso: o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), uma linha do programa “Minha Casa Minha Vida” ao qual gestão nenhuma é obrigada a aderir.

Coordenador de Habitação da Secretaria Estadual das Cidades, Flávio Jucá revela que as casas de taipa são consideradas déficit habitacional por quase sempre serem precárias. “A intenção é de que elas não existam. Além da questão da saúde pública, a casa de taipa gera inconvenientes pra família”. Segundo ele, boa parte das adesões ao PNHR acaba sendo de organizações ligadas à defesa dos direitos dos agricultores. De 2012, quando começou, até agora, contratos foram fechados para a construção de apenas mil casas. Outras três mil serão contratadas este ano.

Sem previsão
Como contrato não significa construção imediata, Flávio Jucá diz não ter como fixar data de entrega. O PNHR oferece R$ 28,5 mil para levantar cada residência. O Estado oferece outros R$ 3 mil para melhoramentos. “Eu não diria que é uma prioridade acabar com a taipa. A prioridade é proporcionar casa às pessoas. E, algumas vezes, a pessoa prefere ficar na taipa pela facilidade de construir. Mas o Estado tem feito um grande esforço para orientar e diminuir as casas de taipa. O primeiro é evitar a construção de novas”.

Para o presidente da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Ceará (Fetraece), Luiz Carlos Ribeiro, as casas de taipa são um problema complementar. “Temos no campo muitas casas boas abandonadas porque faltou o acesso à saúde, educação pros filhos, comunicação, transporte”.

Saiba mais
Há duas subdivisões básicas de casas de taipa: as revestidas e as não-revestidas. É revestida quando as paredes externas são feitas de barro ou cal com estacas e varas de madeira, tabique, estuque ou pau-a-pique com revestimento (emboço, reboco, chapisco).

Já a taipa não-revestida caracteriza-se quando paredes externas são feitas de barro ou de cal e areia com estacas e varas de madeira, tabique, estuque ou pau-a-pique sem revestimento (emboço, reboco, chapisco).

Município cearense com o maior número de casas de taipa, Itapipoca fica no Litoral Leste e dista 147,3 quilômetros de Fortaleza.

Segundo a Prefeitura de Fortaleza, a cidade não tem registros de pacientes com a Doença de Chagas. Na Capital, o tratamento do chaguismo é feito pelo Hospital Infantil Albert Sabin, Hospital São José e Hospital Universitário Walter Cantídio.


Fonte: O Povo 

Polícia Militar prende dupla acusada de latrocínio em Iguatu-CE



Policiais do Ronda do Quarteirão efetuaram na tarde do dia 08/03/14, por volta das 14h30min, a prisão de um jovem de 18 anos e a apreensão de um adolescente de 17 anos, após os mesmos terem alvejado com 01 tiro de revólver, em decorrência de um assalto, o comerciante Francisco Sabino Queiroz, de 76 anos, conhecido popularmente como Chico Marchante, que reagiu e foi atingido no abdómen.

A vítima encontrava-se trabalhando em seu mercantil, localizado no bairro Brasília, em Iguatu-CE, quando foi surpreendido pelos acusados que andavam em uma bicicleta e fugiram a pé após o cometimento o delito, sem levarem nada da vítima.


De posse das informações, os Sds Giorgio, Leôncio e Ferreira realizaram as diligências e minutos depois conseguiram efetuar a prisão de Francisco Henrique Cirino da Silva, 18 anos e a apreensão do adolescente identificado com as iniciais G. O. M., 17 anos.

O disparo foi efetuado por Henrique Cirino, que já tem passagem pela polícia, em Fortaleza, e estava completando 18 anos na data do crime (08/03/14).

Os policiais conduziram a dupla juntamente com a arma utilizada na prática do delito à Delegacia Regional de Iguatu, para a lavratura do procedimento policial.

A vítima foi socorrida ao Hospital Regional de Iguatu, mas veio a óbito horas depois, no centro cirúrgico.

sexta-feira, 7 de março de 2014

Vox Populi: Eunício lidera com 57% e seria eleito no primeiro turno


"Pesquisa realizada pelo Instituto Vox Populi aponta que, se a eleição para o governo do Ceará fosse hoje, o pré-candidato do PMDB, Eunício Oliveira, seria eleito no primeiro turno da disputa. Ele obteve mais da metade das indicações de votos válidos em todos os cenários estipulados pela pesquisa.
Na conjuntura mais favorável, o peemedebista lidera a disputa com 57% das intenções de voto, contra 9% de Leônidas Cristino, do PROS.
Numa disputa mais ampliada, em que também aparece a pré-candidata do PT Luizianne Lins, Eunício é o preferido de 47% dos entrevistados. A petista aparece em segundo, com 19%, e Zezinho Albuquerque soma 6%.
Na pesquisa espontânea, quando não são apontados os nomes dos pré-candidatos, Eunício também lidera.

segunda-feira, 3 de março de 2014

Polícia Militar apreende arma de fogo em bolsa feminina no Carnafest em Acopiara-CE



Nos primeiros minutos deste dia 03/03/14 (segunda-feira), a Cb PM Maria Aves (10ºBPM) e os SDs  Robervan, Diogo e Ferreira (Ronda do Quarteirão) fizeram a apreensão de um revólver calibre 38 Especial, sem numeração, com 05 cartuchos intactos, em poder de uma mulher de 22 anos de idade.
 
A arma encontrava-se dentro de uma bolsa que a mulher conduzia e foi apreendida no Carnafest, na cidade de Acopiara, ao ser realizada a revista pessoal no portão de entrada do local do evento.

 A acusada foi conduzida à Delegacia Regional de Iguatu, juntamente com arma, para a lavratura do procedimento policial.


DISTRITO FLAMENGO: Imagens da Quadra poliesportiva que não saiu do papel


 


 Há pouco mais de 6 meses inventaram um faz de contas e encostaram um pouco de material para enganarem o povo do Distrito Flamengo. Mas com o passar dos dias o material exposto ao sol e as chuvas vai se deteriorando.

Na imagem abaixo, o que vemos é uma grande quantidade de entulhos que ficou após a demolição da antiga quadra, e ao fundo, dentro da sala de aula, estudantes acenando para nossa câmera e com ar de entusiasmo nos apoiando e aplaudindo com o objetivo e a esperança de verem esta obra concluída.



 

 VEJAM MAIS FOTOS

domingo, 2 de março de 2014

Polícia Militar recupera veículo furtado em Acopiara-CE

Cabo F. Brito e Soldado Melo. FOTO: Tenente Arquênio Braga.


Uma caminhoneta Hilux, cor vermelha, de placa HWR 1810, inscrição de Mombaça/CE, foi recuperada pela Polícia Militar após ter sido furtada no dia 01/03/14 (sábado), por volta das 01h30, da Praça do Polo de Lazer, no centro da cidade de Acopiara/CE.

Após receberem a informação de que o referido veículo havia sido furtado e que o autor teria tomado fuga na direção de Iguatu, os policiais do Ronda do Quarteirão Cb F. Brito e o Sd Melo saíram em diligências, acionando o apoio da PRE e da equipe do FTA do 10ºBPM, onde foi montado um cerco em uma estrada vicinal que faz desvio do posto da PRE de Iguatu, sendo o veículo localizado e, após perseguição, o mesmo fora abandonado pelo criminoso, que fugiu conseguiu fugir adentrando em um matagal.

O acusado conseguiu furtar o veículo utilizando uma chave micha. Os policiais conduziram o veículo à cidade de Acopiara, para ser restituído ao seu proprietário.


Fonte:

ARQUENIO Braga Costa - 1º Tenente PMCE
Assessor Técnico do Núcleo da 3ª Cia/5º BPCom- RONDA
Supervisor PROERD de Área Integrada de Segurança - AIS 16

 
POLÍCIA MILITAR DO CEARÁ
Para proteger e servir.

Homem é preso com cocaína pela Polícia Militar em Icó-CE





No dia 01/03/2014 (sábado), por volta das 14h20min, um homem de iniciais M. D. S., 31 anos, foi preso em uma barreira da Polícia Militar, composta por policiais do Ronda do Quarteirão (SD Geilson, SD Joel Ferreira, Sd Andrade e SD Elias) e da 2ªCia/10ºBPM, montada na estrada que dá acesso ao conjunto Pedrinhas, na cidade de Icó.

O homem dirigia uma Montana de cor preta, e ao ser procedida a busca foi encontrado no interior do veículo 30 trochas de cocaína (6,3g), mais uma embalagem da referida droga pesando 11,1g, a quantia em espécie de R$ 152,50, um comprovante de deposito no valor R$ 200,00 em nome de outra pessoa e um aparelho celular.

Vale ressaltar que o acusado é irmão de Zé Roberto, famoso chefe de uma quadrilha de assaltantes da região de Icó, que executou com um tiro de espingarda calibre 12, nas costas, o Sd Alves Neto, do 10ºBPM, no dia 27 de fevereiro de 2012, por ocasião de um assalto a uma agência do Banco do Brasil, na cidade de Catarina, e que foi moto no dia 01 de fevereiro de 2013, em confronto com a Polícia Militar.

Fonte:

Arquenio Braga Costa - 1º Tenente PMCE
Assessor Técnico do Núcleo da 3ª Cia/5º BPCom- RONDA
Supervisor PROERD de Área Integrada de Segurança - AIS 16

POLÍCIA MILITAR DO CEARÁ
Para proteger e servir.

Após racha com ex-gestor, prefeito de Aiuaba põe salários dos servidores em dia

Airton Araújo, Prefeito de Aiuaba.
O prefeito de Aiuaba, município do sertão dos Inhamuns, rompeu de forma definitiva o seu relacionamento político com ex-prefeito e seu primo, Ramilson Araújo. Nos últimos dias, circularam rumores dando conta que Airton Araújo e um grupo de vereadores da sua base de apoio já teriam aderido ao grupo do deputado federal Genecias Noronha, do Partido da Solidariedade. A adesão foi confirmada pelo próprio deputado, durante entrevista a uma emissora de rádio no município de Tauá.
O racha entre o atual prefeito e o ex-gestor tem causado mudanças significantes no ambiente político e administrativo de Aiuaba. No início desta semana, numa prova de que está afinado com os reais desejos dos servidores públicos e da população de seu município, Airton Araújo mandou um projeto de lei para a Câmara de vereadores, revogando a lei que instituiu o Regime Próprio de Previdência dos servidores do município no ano passado. A decisão agora está nas mãos da presidente do poder legislativo, a vereadora Cleide de Moraes (PSD), aliada do ex-prefeito Ramilson. 
Funcionários públicos pedem a revogação da lei que instituiu o regime de previdência própria  dos servidores
Airton Araújo, agora independente e dono da chave do cofre da

sábado, 1 de março de 2014

Vem aí pesquisa para governo no Ceará

O Vox Populi, por solicitação da CNT, registrou no TSE a primeira pesquisa eleitoral sobre a sucessão estadual deste ano.... PRA ficar bem entendido. São simulações para o Governo e Senado, com direito a avaliação dos governos Dilma e Cid....

 DETALHE PRECIOSO. 

Para o governo os cenários irão provar quem é o mais forte entre os candidatos da base cidista. Os nomes que aparecerão são os quatro que todos sabem. ... 

DUAS SURPRESAS.

 Nomes de Eunício Oliveira e Luizianne Lins estão lá.

 Tradução: Eunício é candidatissimo. Luizianne também. 

Os soturnos corredores do Abolição fervilharão.... DETALHE precioso. Para o Senado constam os nomes de Tasso, Zé Guimarães, Inácio, Cid e mais uma vez o de Luizianne.... 

ANTES que esqueça. Foram pesquisados 69 municípios. Com a capital, 70. Resumo da ópera. O jogo começou. Depois das cinzas do Carnaval a cobra vai fumar.

 Êta, pau pereira!

ELEIÇÕES 2014: TSE proíbe propaganda de candidatos por meio de telemarketing

De acordo com o relator das resoluções, ministro Dias Toffoli, o uso do telemarketing muitas vezes invade a privacidade dos eleitores


O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) proibiu o uso de telemarketing na propaganda de candidatos durante o período eleitoral. A decisão foi tomada na noite de quinta-feira (27) durante sessão em que resoluções relativas às eleições foram debatidas.

De acordo com o relator das resoluções, ministro Dias Toffoli, o uso do telemarketing muitas vezes invade a privacidade dos eleitores, que recebem telefonemas em momentos inoportunos.

Na sessão os ministros também decidiram que será obrigatório o uso de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) ou legenda nos debates e na propaganda eleitoral gratuita na televisão. Outra decisão tomada pelo TSE diz respeito ao prazo para as legendas substituírem candidatos que renunciem ou sejam considerados inelegíveis pela Justiça. Pela regra antiga, até um dia antes das eleições a troca era permitida. A partir de agora, ela deverá ser feita até 20 dias antes do pleito.

Em relação ao registro de candidatos, o TSE também proibiu que candidatos usem em seu nome órgãos da administração pública. O ministro Dias Toffoli deu como exemplos eventuais os nomes de "João da UnB" ou "Mário do INSS". "Isso evita, inclusive, o uso de símbolos de órgãos da administração que muitos candidatos usam na campanha", disse.
 
Gastos 

O TSE também definiu que candidatos só poderão usar até 50% de seu patrimônio no financiamento de suas